A Escola Paulista de Medicina, fundada em 1933 na cidade de São Paulo, SP, integra a Universidade Federal de São Paulo em seu Campus São Paulo.
A EPM é composta por congregação, diretoria acadêmica e 24 departamentos acadêmicos que agregam 96 disciplinas.
A Disciplina de Urologia integra a EPM desde 1937, ano em que o Prof. Rodolpho de Freitas, precursor da cistectomia radical no Brasil, ministrou aula inaugural do 5º ano do Curso de Medicina intitulada "Definição, Conceito e Relações de Urologia".
A Urologia, em conjunto com demais disciplinas cirúrgicas da Escola Paulista de Medicina originaram o Departamento de Clínica Cirúrgica, no ano de 1953, sob a direção do Prof. Dr. Alipio Corrêa Netto. Desde 1965, o Departamento de Clínica Cirúrgica é denominado Departamento de Cirurgia.
Em decorrência do enorme avanço do conhecimento, auxiliado em grande parte, pelo desenvolvimento tecnológico e de novos materiais, a Disciplina de Urologia é organizada em setores.
Para maiores informações sobre os Setores da Disciplina de Urologia, acesse abaixo:
Esta divisão em áreas de conhecimento assegura o aprofundamento do conhecimento científico e possibilita uma melhor organização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, preceitos básicos de uma escola médica.
A Disciplina de Urologia atua na graduação médica, na formação lato sensu envolvendo a residência em urologia, estágio opcional, atualização profissional e na formação de mestres e doutores através do curso de pós-graduação strict o sensu.
A estrutura que apoia as atividades da Disciplina incluem a Bibliblioteca do Campus São Paulo, o Hospital Universitário e estrutura física própria.